CONSULTA CPF → Saiba como realizar GRATUITAMENTE – Imprimir, 2 Via



Consulta CPF – Os órgãos públicos vem trazendo várias funcionalidades e serviços online, para atender melhor os cidadãos de todo o Brasil. Com intuito de evitar filas extensas e atendimentos demorados, os órgãos públicos tem usado a internet para disponibilizar a consulta de vários serviços públicos que antes só podiam ser acessados nos atendimentos presenciais, mas hoje a realidade mudou.

Os serviços públicos online são gratuitos e podem ser consultados em qualquer dia da semana e em qualquer horário. Isso permite uma flexibilidade muito maior, visto que os atendimentos presenciais possuem horários limitados e acaba atrapalhando a rotina dos cidadãos.

Aqui você vai conferir informações a respeito de como fazer a consulta CPF Receita Federal pela internet. Esse serviço é muito procurado e várias pessoas ainda se dirigem até os atendimentos presenciais para essa finalidade, muitos ainda não sabem que é possível realizar essa consulta gratuita sem sair de casa com facilidade e segurança.

Além de consultar CPF online, também é possível realizar a consulta diretamente através de postos de atendimento do Serasa e imprimir ou emitir 2 Via do documento. Cabe a cada cidadão ver qual é o serviço mais acessível para que ele possa obter a consulta que precisa, os recursos estão aí para serem utilizados.

O que é CPF?

Consulta CPFNa verdade, o CPF é um banco de dados da Receita Federal que armazena informações de cada cidadão contribuinte. Os onze dígitos do seu CPF formam a sua identificação nesse cadastro. Tendo sido criado inicialmente a fim de registros para declaração do Imposto de Renda, seu alcance hoje vai muito além.

O CPF é um identificador de crédito e é o que te possibilita fazer qualquer transação financeira no país. Por causa disso, toda pessoa que queira fazer qualquer tipo de negócio no Brasil, mesmo que resida no exterior, precisa ter um.

Ele é consultado quando você deseja alugar ou adquirir um imóvel, comprar um carro, pedir um empréstimo, contratar serviços como seguros e planos de saúde ou fazer uma compra em forma de crediário em uma loja. Isso porque, sob o número do seu CPF, está registrada a sua situação, não só em relação à Receita Federal: dívidas pendentes com instituições de cartões de crédito, lojas, concessionárias de luz e água, operadoras de telefone, entre outras – tudo isso pode ser feito através da consulta CPF para verificar suas condições financeiras.

E é por isso, que mesmo não sendo obrigatório para todo cidadão, é difícil que alguém não solicite o seu hoje em dia. Tão relevante se tornou que, conforme citado anteriormente, desde dezembro de 2015 o CPF passou a ser gerado no momento do registro do nascimento no cartório e já vem impresso na certidão de nascimento.

Consulta CPF

O CPF – Cadastro de Pessoas Físicas – é um documento de requisito obrigatório, pessoal e intransferível. A Secretaria da Receita Federal é o órgão responsável por fazer a emissão desse documento e nele ficam armazenados as informações pessoais e tributárias dos cidadãos Brasileiros.

Esse documento serve para várias finalidades. Objetivo inicial é identificar o contribuinte junto à Receita Federal para fins tributários. Esse documento também é usado em empresas privadas e órgãos públicos. Dificilmente o cidadão consegue ter acesso a serviços bancários ou também a empresas privadas sem ter esse documento em mãos.

Consulta CPF

O CPF Receita Federal funciona como uma chave de identificação das pessoas físicas, é o contrário do CNPJ, esse já é referente ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.

É muito importante fazer a consulta CPF para ter conhecimento se esse documento está regular perante a Receita Federal do Brasil. Essa consulta pode ser feita gratuitamente pela internet e no próximo tópico iremos deixar as instruções necessárias para que você tenha conhecimento sobre como consultar.

Quando documento está irregular é necessário procurar os atendimentos da Receita Federal para corrigir o problema. A situações poderão ser:

  • REGULAR: significa que não á pendências no seu cadastro.
  • PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO: significa que você deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda nos últimos cinco anos.
  • SUSPENSA: significa que o seu cadastro está incorreto ou incompleto.
  • CANCELADA: significa que o CPF consultado foi cancelado, ou por haver mais de um com o mesmo número, ou por alguma decisão judicial ou por falecimento do titular.
  • NULA: significa que o CPF consultado foi anulado por ter sido verificada fraude.

A consulta cadastral não te fornece a informação se você possui débitos com a Receita Federal. Para isso é preciso consultar sua situação fiscal.

Outra forma de consultar CPF é nas instituições privadas de proteção ao crédito. Essa consulta serve para você descobrir se seu nome está negativado, ou seja, se você tem dívidas pendentes com algum banco ou loja.

Essas empresas guardam suas informações pessoais, como nome, endereço e telefone, e os registros de dívidas vencidas, cheques protestados, entre outros. O objetivo é fornecer essas informações para as instituições comerciais e bancárias, visando dar a elas mais segurança na hora de fazer um empréstimo ou uma venda a prazo.

Antigamente, a consulta ao CPF nessas instituições era paga e muitas pessoas deixavam de ter acesso a sua situação financeira. Agora já é possível realizar essa consulta de forma gratuita pela internet, facilitando muito para quem tem interesse de regularizar suas dívidas. Abaixo você confere como realizar a consulta ao CPF no site da Receita Federal e nos sites das principais instituições de proteção ao crédito.

Consulta CPF Receita Federal

A consulta CPF através do site da Receita Federal é um recurso disponível gratuitamente e que pode ser acessado em qualquer horário do dia. A consulta também fica disponível para ser utilizada em qualquer dia da semana, sendo assim, o cidadão tem uma liberdade maior na hora de efetuar essa consulta.

O que não ocorreria caso fosse nos atendimentos presenciais, pois é necessário agendar um horário para utilização do serviço, podendo demorar de 1 a 3 semanas para ser atendido.

Veja como consultar CPF Receita Federal:

Consulta CPF

  • Acesse o site da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br;
  • Para realizar a consulta basta informar o número do CPF que você deseja obter informações e a data de nascimento do titular;
  • Após o preenchimento correto dos dados clique no botão “Consultar” e aguarde o retorno do sistema que informará a situação do documento;
  • Caso necessário, o documento poderá ser impresso, na própria página você terá a opção para esse recurso.

Consulta CPF Serasa

Conforme mencionado anteriormente, é possível fazer a consulta CPF pelo Serasa. Esse é outro recurso gratuito disponível para o cidadão. Existem duas opções de consulta pelo Serasa, a primeira é aquela que pode ser efetuada pela internet que é a forma mais segura e rápida de efetuar o serviço e a segunda é aquela que pode ser efetuada pessoalmente em uma agência Serasa Experian.

Somente a consulta realizada nos atendimentos presenciais do Serasa é que é gratuita, a consulta realizada via internet possui um valor de R$19,90. Esse valor é para o plano mensal, sendo assim, o recurso fica válido durante 30 dias para que você possa utilizar. Além desse serviço, também temos o plano trimestral, plano de semestral e plano anual.

Confira como consultar CPF Serasa pela internet:

Consulta CPF

  • Acesse o site portal.serasaconsumidor.com.br;
  • Realize seu cadastro;
  • Escolha um plano;
  • Efetue o pagamento e realize a consulta.

A consulta gratuita e será realizada na hora por um funcionário dessa empresa. Para realizar a consulta CPF Serasa grátis é necessário procurar uma agência e levar os seguintes documentos originais:

  • RG;
  • Carteira de trabalho;
  • Ou Carteira Nacional de habilitação.

Consulta CPF Boa Vista

No site Boa Vista serviços também é possível fazer a consulta CPF grátis. Essa é outra opção que o cidadão tem na hora de obter informações sobre o seu documento.

Consultar CPF através do site Boa Vista é um procedimento muito simples. Escrevemos abaixo como funciona esse recurso para que você tenha conhecimento, bata seguir o passo a passo logo abaixo.

Consulta CPF

  • Acesse www.boavistaservicos.com.br/consumidor-positivo/consulta-cpf-gratis;
  • Efetue o cadastro;
  • Após o cadastramento, você receberá uma senha por e-mail e poderá consultar se a pendências e no documento;
  • O sistema informa os dados do credor, o valor da dívida e ainda permite uma renegociação online.

Vale ressaltar que existem vantagens na utilização do serviço, pois aumenta a segurança e reduz o risco de golpes e fraudes em seu nome.

2 Via CPF

Consulta CPFA segunda via CPF pode ser emitida tanto presencialmente ou pelo atendimento online que é mais especifico para quem tem dias corridos ou para quem deseja economizar tempo, por isso indicamos a utilização do recurso online. Como também no atendimento presencial que é um atendimento mais especifico para as pessoas que necessitam de um atenção a mais ou possuem dúvidas referente a outros serviços.

Aprenda a como tirar a 2 via CPF online. Para isso, deixamos a seguir as instruções necessários para realizar o serviço. Para maioria das pessoas o serviço é difícil de ser utilizado, mas não é bem isso que acontece, o mesmo ocorre para consulta CPF.

Temos também outras formas como em unidades dos correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Para fazer a solicitação de seu CPF Receita Federal basta ter em mãos o número do seu cadastro e também o seu título de eleitor. É possível solicitar essa segunda via através do site, o mesmo que emite a consulta CNPJ, como já falamos nesse artigo. Abaixo ensinaremos o passo a passo.

Entre no site da Receita Federal a seguir:

2 Via CPF

  • Acesse www.receita.fazenda.gov.br;
  • Preencha com o número do CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Titulo de Eleitor;
  • Para finalizar, clique em “Enviar”.

Após enviar o processo será encerrado. Sendo assim em poucos segundos e com mais segurança você irá realizar um processo gratuito e mais simples do que se deslocar para o órgão expedidor mais próximo a você. Veja a melhor maneira para você emitir a 2 via CPF no site da Receita Federal. Lá você encontra essa opção e mais diversas outras possibilidades referente a sua documentação.

O CPF não é válido como documento de identificação, pois não possui foto nem assinatura. Por isso, costuma-se inserir o número do CPF em documentos como RG e Carteira de Habilitação. Mas se você ainda possuía o cartão azul do CPF e o perdeu, ou se esqueceu o número do seu CPF e deseja ter uma segunda via, basta imprimir o Comprovante de Inscrição no CPF no site da Receita Federal, conforme orientado acima.

É válido lembrar que no caso de perda ou roubo do seu CPF, não é necessário se inscrever novamente, pois o número do CPF não vai mudar. Basta estar atento para o caso de alguém usar o seu CPF para fazer qualquer transação financeira sem sua autorização, nesse caso, contate a polícia.

É importante ressaltar que o CPF é um cadastro de informações, portanto, você deve manter seus dados sempre atualizados nesse cadastro. Mudanças de endereço e de nome (no caso de casamento ou divórcio) devem ser também alteradas no CPF, para isso você só precisa:

  • Comparecer a uma agência dos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal;
  • Apresentar o seu CPF, documento de identificação com foto, título de eleitor e o documento que comprova a alteração dos dados – certidão de casamento, por exemplo;
  • Pagar uma taxa de no máximo R$ 7,00.

Para menores de 16 anos, a alteração deve ser feita pelos pais ou responsáveis legais.

Também é possível fazer essa alteração através da Declaração do Imposto de Renda, do portal e-CAC ou imprimindo a “Ficha Cadastral de Pessoa Física” no site da Receita Federal – para residentes no exterior.

Imprimir CPF

Consulta CPFVocê precisa dele para abrir uma conta no banco, para adquirir uma linha telefônica, fazer crediário, comprar um carro e até para contratar um plano de saúde. Em muitas situações ele é mais solicitado que a identidade e, atualmente, já vem registrado na certidão de nascimento.

Nos dias de hoje, quando o CPF é solicitado, você já não precisa ter o documento em mãos, ou seja, o antigo cartão. Atualmente tudo o que você precisa é saber o seu número de registro em mente. Caso você não o tenha, é necessário entrar no site oficial da Receita Federal CPF e seguir os passos abaixo para imprimir CPF:

Imprimir CPF

  • Acesse o site da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br;
  • Preencha com os dados CPF (número de inscrição), Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Título de Eleitor;
  • Clique em “Enviar”;
  • Após o processo será gerado automaticamente para impressão;
  • Aperte Ctrl+P, selecione a impressora e realize a impressão.

Antigamente, ao cadastrar CPF, você recebia um cartão plástico azul contendo seu nome, data de nascimento e o número de CPF. O fornecimento desse cartão foi interrompido e atualmente é necessário gerar e imprimir o comprovante de inscrição no CPF pelo site da Receita Federal.

O procedimento é bem simples e a interface do site para esse serviço é bem fácil de entender. Existem três casos diferentes em que se é possível imprimir CPF online:

  • Se você não apresentou Declaração de Imposto de Renda nos últimos dois exercícios;
  • Se você apresentou Declaração de Imposto de Renda em pelo menos um dos últimos dois exercícios;
  • Se você se inscreveu no CPF em uma agência do Banco do Brasil, Correios ou Caixa Econômica Federal e possui um código de atendimento.

Você vai ver essas três opções disponíveis, acessando o endereço eletrônico que foi citado anteriormente.

Para a primeira opção, você deverá tem em mãos o número do seu CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor.

Na segunda opção, a impressão é feita no portal e-CAC e, na terceira opção, será necessário informar não só o código de atendimento como data e local do atendimento e data de nascimento.

Se você ainda não é inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas e deseja se inscrever, basta se dirigir a uma agência dos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, levando um documento de identificação com foto e título de eleitor (para pessoas com mais de 18 anos e menos de 70 anos).

Para menores de 16 anos, a solicitação deve ser feita pelos pais ou responsáveis legais, e os documentos necessários são:

  • Documento de identificação com foto do menor;
  • Documento de identificação com foto de quem está solicitando.

Cadastrar CPF

Consulta CNPJAntigamente, ao cadastrar CPF, você recebia um cartão plástico azul contendo seu nome, data de nascimento e o número CPF. O fornecimento desse cartão foi interrompido e atualmente é necessário gerar e imprimir o comprovante de inscrição no cadastro pelo site da Receita Federal.

O procedimento é bem simples e a interface do site para esse serviço é bem fácil de entender. Existem três casos diferentes em que se é possível imprimir o seu Comprovante de Inscrição no CPF:

  • Se você não apresentou Declaração de Imposto de Renda nos últimos dois exercícios
  • Se você apresentou Declaração de Imposto de Renda em pelo menos um dos últimos dois exercícios
  • Se você se inscreveu no CPF em uma agência do Banco do Brasil, Correios ou Caixa Econômica Federal e possui um código de atendimento.

Você vai ver essas três opções disponíveis, acessando https://idg.receita.fazenda.gov.br.

Para a primeira opção, você deverá tem em mãos o número do seu CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor.

Na segunda opção, a impressão é feita no portal e-CAC e, na terceira opção, será necessário informar não só o código de atendimento como data e local do atendimento e data de nascimento.

Se você ainda não é inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas e deseja se inscrever, basta se dirigir a uma agência dos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, levando um documento de identificação com foto e título de eleitor (para pessoas com mais de 18 anos e menos de 70 anos).

Para menores de 16 anos, a solicitação deve ser feita pelos pais ou responsáveis legais, e os documentos necessários são:

  • Documento de identificação com foto do menor
  • Documento de identificação com foto de quem está solicitando

Entenda como cadastrar CPF e veja como o procedimento que precisa ser feito. É bastante simples e rápido. Esse documento pode ser emitido nos seguintes lugares:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Agência dos correios.

Para fazer a emissão é necessário efetuar o pagamento de uma pequena taxa. Veja quais são os documentos necessários para a emissão do CPF:

  • Menores de 16 anos devem apresentar os seguintes documentos: documento de identidade ou certidão de nascimento;
  • Maiores de 16 anos devem apresentar a carteira de identidade;
  • Pessoas com idade entre 18 e 69 anos devem apresentar os documentos: carteira de identidade e título de eleitor.

O processo para realizar a consulta CPF Receita Federal grátis é bem simples como citamos acima, podendo ser visualizada a situação de maneira gratuita ou paga. Escolha a melhor maneira para você utilizar o serviço e se possui alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Boa sorte!

CONSULTA CPF → Saiba como realizar GRATUITAMENTE – Imprimir, 2 Via
1.67 (33.33%) 6 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *