CONSULTA CNPJ → Veja agora como fazer GRÁTIS – Imprimir, Cadastro



Consulta CNPJ – Vários serviços online podem ser consultados através da internet nos dias atuais. Aqui você verá como consultar CNPJ sem sair de casa, o que é mais um recurso disponível que busca sempre garantir facilidade e agilidade para as pessoas que tem interesse em saber informações a respeito desse documento. Aprenda como usar e faça a consulta sempre que for necessário.

O CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica organizado pela Receita Federal do Brasil, logo, a consulta referente ao mesmo é efetuada no site desse órgão público. Além desse serviço, existem outros disponíveis para serem acessados online e sem nenhum tipo de custo. Procure ter conhecimento dos demais recursos acessando o site, nunca sabemos quando é que iremos precisar deles.

Leia agora atentamente ao artigo abaixo e aprenda tudo o que for necessário a respeito do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas para que todas a sua dúvidas sejam esclarecidas.

O que é o CNPJ?

Consulta CNPJDocumento de primeira necessidade para abrir uma empresa e de extrema utilidade para o consumidor, o CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – é tão importante quanto o CPF. Ele é necessário para garantir não só a legalidade de uma empresa, como também a sua funcionalidade, pois somente com o CNPJ é possível realizar diversas operações fundamentais para o andamento de qualquer negócio.

A comparação com o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas – não foi à toa. Tanto um quanto o outro compreendem um banco de dados da Receita Federal, contendo informações cadastrais para fins de verificação tributária.

O CNPJ registra informações como nome da empresa, data de abertura, nome fantasia, descrição das atividades econômicas – principal e secundária, endereço, entre outros. Ele é o documento que atesta a legalidade da empresa junto ao governo e permite que a mesma tenha acesso a benefícios como:

  • Emissão de nota fiscal;
  • Comprar produtos e equipamentos com preços e condições melhores;
  • Abrir uma conta corrente de pessoa jurídica;
  • Ter acesso a empréstimos e financiamentos com juros menores e prazos estendidos;
  • Contratação de funcionários de forma legal.

Para a pessoa física, o CNPJ é importante a nível de consulta. Saber que um estabelecimento possui um CNPJ já é um primeiro passo na confiança. Para compreender melhor, faça sempre o paralelo com o CPF: o CPF é o indicador de crédito de uma pessoa, é a referência que os estabelecimentos usam para classificar o consumidor.

Igualmente, conhecendo o CNPJ da empresa, você pode descobrir sua situação cadastral perante o governo – se o mesmo está ativo, por exemplo, seu endereço, telefone, e-mail, entre outros. Tudo isso através de uma consulta rápida e gratuita no site da Receita Federal.

Também é possível fazer a consulta do CNPJ junto às instituições financeiras de proteção ao crédito, para verificar a existência de ações judiciais, dívidas vencidas e protestos, entre outras coisas. Esse serviço só está disponível para pessoa jurídica, isso é, se você possui um CNPJ pode consultar as informações de outros CNPJ’s, mas se você é pessoa física não pode realizar essa consulta.

O procedimento para realizar a consulta de situação cadastral do CNPJ você confere a seguir.

Consulta CNPJ

O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ Receita Federal – como próprio nome já diz, é aquele cadastro que integra e legaliza todas as empresas privadas instaladas no território brasileiro. Por meio dele, a Receita Federal do Brasil consegue obter informações tributárias da empresa.

Todas as empresas legalizadas possuem cadastro no CNPJ. Ele é o número único e intransferível, e no Brasil cresceu bastante a quantidade de empresas regularizadas. Pelo fato do CNPJ ser um cadastro muito comum, diariamente várias pessoas consultam informações sobre esse cadastro.

Consulta CNPJ

Sempre que você precisar realizar a consulta CNPJ online, não deixe de estar acessando o site da Receita Federal, que é o mais seguro e o mais indicado para este tipo de serviço. Existem também outros sites que oferecem o mesmo tipo de serviço online e por isso os usuários devem tomar bastante cuidado. São poucos os que oferecem recursos seguros e  ainda existe aqueles que podem cobrar alguma taxa para a efetuar a consulta.

Essa consulta não fornece informações sobre a situação fiscal do CNPJ consultado. Para visualizar possíveis débitos e pendências com a Receita Federal é preciso realizar a Pesquisa de Situação Fiscal. Essa pesquisa só pode ser feita pelo titular do CNPJ, seus procuradores ou por pessoas autorizadas, no portal e-CAC.

Para realizar a consulta da situação financeira de um CNPJ junto às instituições de proteção ao crédito, você precisará acessar o site de uma dessas instituições e contratar um pacote de serviços. Como dito anteriormente, você precisa ser pessoa jurídica para fazer esse tipo de consulta. Os sites oferecem pacotes com valores diferentes dependendo de quais informações você deseja acessar.

Alguns exemplos de dados disponibilizados são:

  • Cadastro completo de uma empresa;
  • Dados como nome e CPF de quem compõe o quadro administrativo da empresa;
  • Quantas vezes e quando aquela empresa foi consultada e qual CNPJ a consultou;
  • Cheques extraviados;
  • Histórico de pagamentos;
  • Pendências financeiras;
  • Protestos.

Para fazer a consulta do CNPJ, você precisará escolher o pacote que mais se adeque ao que você procura, fazer um cadastro no site, fornecendo seus dados e efetuar o pagamento do valor do plano escolhido.

Como fazer a consulta

Como se trata de um serviço de direito do cidadão e gratuito, não tem o porquê o usuário pagar por isso. Basta acessar o site da Receita, informar os dados, e obter as informações que você precisa. Inclusive, tem a opção de fazer a impressão do documento.

O usuário pode realizar também a consulta CNPJ grátis através de dispositivos móveis como celulares smartphones, ipads e tablets que tenham conexão com alguma rede de internet confiável e segura. Para isso basta que você leia atentamente abaixo para realizar o processo rapidamente.

Siga o passo a passo a seguir:

Consulta CNPJ

  • Abra seu navegador ou abra o site do Google;
  • Na barra de navegador ou na barra de pesquisa procure por “consulta cnpj“;
  • Nos resultados da pesquisa, clique no primeiro link;
  • Por fim você será redirecionado ao site do CNPJ Receita Federal.

Uma boa dica de segurança para realizar esse procedimento através dos dispositivos móveis é sempre fazer a consulta do seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica quando estiver em casa, pois o processo exige a atenção do usuário e o que pode causar distração se for feito em locais públicos, o que é propício para que ocorra roubos.

É seguro?

Consulta CNPJSabe-se que a consulta de CNPJ online disponível de forma gratuita no site da Receita Federal pode ser feita com segurança. Mas essa consulta só fornece as informações cadastrais, como nome, endereço, telefone e a situação do CNPJ junto ao governo. Para saber outras informações, é necessário fazer uma consulta junto às instituições financeiras de proteção ao crédito. Esse tipo de consulta online vai exigir que você forneça seus dados, especialmente por ser um serviço pago.

Então você pode se sentir inseguro e questionar se esse tipo de procedimento é seguro. Seu questionamento é válido, pois inserir dados pessoais em sites desconhecidos pode ser muito perigoso. A quantidade de fraudes e golpes feitos a partir de dados coletados na internet tem sido muito grande, então não se pode descuidar.

Você vai encontrar muitos sites oferecendo o serviço de consulta CNPJ, mas a orientação é procurar sites conhecidos e de empresas confiáveis. Também é bom que você faça uma pesquisa a respeito da reputação do site, na própria internet, antes de informar seus dados e pagar por um pacote de serviços.

Consulta CNPJ Receita Federal

Consulta CNPJÉ comum as pessoas terem dúvidas a respeito de como consultar CNPJ Receita Federal. O site desse órgão público é o mais indicado para essa finalidade, visto que ele é gratuito e seguro. Quando a empresa está regularizada ela tem o número próprio do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. É muito importante consultar CNPJ para saber se há alguma pendência tributária no mesmo.

A partir do momento em que você realizar consulta CNPJ, além de ser possível ter conhecimento sobre alguma pendência relacionado ao seu CNPJ, o usuário pode ver também informações sobre dívida ativa, irregularidades e demais inconsistências no documento serão apresentadas na sua consulta gratuita feita no site da Receita.

Para quem tem dúvidas a respeito do processo, deixamos as instruções a seguir:

Consulta CNPJ

  • Acesse o site da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br;
  • Informe o número do CNPJ que deseja obter informações;
  • Posteriormente, informe os caracteres da Imagem;
  • Para finalizar clique em “Consultar”.

Você poderá fazer a emissão do comprovante de inscrição e de situação cadastral de pessoa jurídica pela internet e sem nenhum tipo de custo quantas vezes quiser.

Caso queira ir imprimir, você encontra essa opção disponível no próprio site da consulta. No próximo tópico explicamos melhor como a impressão pode ser feita, consulte as instruções para que o procedimento seja feito sem erro.

Imprimir CNPJ

Consulta CNPJJá falamos aqui dos benefícios que possuir um CNPJ traz para o seu negócio. Por ser um documento de tamanha importância, muitas vezes é preciso tê-lo em mãos para realizar diversos serviços. Para abrir uma conta de pessoa jurídica ou conseguir um empréstimo com condições facilitadas, por exemplo, você precisará apresentar o documento comprovando sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

Após o preenchimento correto dos dados, você deve aguardar o retorno do sistema para ter acesso ao comprovante da situação do documento. Leia as informações e veja o que consta, é uma forma de saber se há alguma pendência no mesmo.

Consulta CNPJ

Para imprimir CNPJ basta localizar no canto direito da tela a opção para essa finalidade. Clicando na opção imprimir o documento, o sistema vai gerar um arquivo próprio para impressão. Vale lembrar que esse recurso é gratuito, tanto a pesquisa como a opção de imprimir estão disponíveis sem custos para você.

  • Ao abrir o seu Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral, vá até o final da página e procure no canto inferior direito o ícone “Preparar Página para Impressão”;
  • Após clicar no ícone, abrirá uma página com uma configuração própria para impressão, você só precisará escolher o número de cópias e clicar em “imprimir”;
  • Se você desejar, também pode salvar o comprovante em formato PDF e mantê-lo guardado em seu computador.

O ideal é que, após imprimir, você plastifique seu cartão CNPJ e o guarde em uma pasta própria para documentos, em um local limpo, seguro e de fácil acesso. Lembre-se que é esse documento que identifica a sua empresa e garante a ela direitos e benefícios únicos.

Para que não ocorra problemas, verifique se sua impressora está instalada e conectada corretamente antes de realizar a impressão.

Cadastrar CNPJ

Consulta CNPJ Muito comum as pessoas terem dúvidas sobre como cadastrar CNPJ Receita Federal, sendo que o procedimento é muito mais simples do que a maioria imagina. Se você também tem dúvidas quanto a isso, entenda que o cadastramento pode ser realizado através da internet e sem nenhum custo.

O cadastro CNPJ é destinado para quem está abrindo a sua primeira empresa. Quem faz a emissão desse documento é a Receita Federal e o recurso de cadastramento está disponível tanto no site, como também nos atendimentos presenciais.

Você pode solicitar sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas de forma gratuita através do site da Receita Federal. Para o CNPJ cadastro, serão solicitados alguns documentos, são eles:

  • FCPJ (Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica);
  • QSA (Quadro de Sócios e Administradores) – apenas se houver sociedades;
  • Ficha Específica;
  • DBE (Documento Básico de Entrada do CNPJ).

Esses documentos deverão ser preenchidos e enviados utilizando o aplicativo Coleta Web, disponível para download no próprio site da Receita Federal. Após o preenchimento e envio dos documentos, será gerado um Recibo de Entrega, através do qual você poderá consultar o andamento do seu pedido.

O procedimento pode parecer complicado de ser realizado e por isso as vezes os usuários preferem optar em contratar em serviços de contador para fazer isso, o que é desnecessário. O processo é bem simples e pode ser realizado facilmente sozinho, basta que o usuário siga atentamente ao que se pede para cadastrar CNPJ.

Quem for um microempreendedor individual, também conhecido MEI, pode fazer o cadastramento através do site abaixo:

  • www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual.

O cadastro do MEI não tem nenhum custo, assim como o cadastro das demais empresas que desejam se regularizar. Caso você não seja um micro empreendedor individual, procure uma agência de atendimento da Receita Federal e leve seus documentos pessoais para que você possa cadastrar CNPJ.

Com o objetivo de incentivar as pessoas a formalizarem os seus pequenos negócios, o governo criou uma lei que dá condições especiais para o Microempreendedor, veja algumas:

  • O MEI está enquadrado no Simples Nacional e fica isento dos tributos federais;
  • O custo é uma taxa mensal de no máximo R$50,00;
  • Tem direito a auxílio doença, auxílio maternidade e aposentadoria;
  • Acesso a condições de crédito e financiamento facilitadas;
  • O custo para contratação de funcionário é menor;
  • O cadastramento é feito online, não necessitando do envio de nenhum documento e o CNPJ é obtido na hora.

Depois de todas essas informações a respeito da importância do CNPJ, para que ele serve, como realizar a consulta CNPJ e como se cadastrar, você já pode abrir o seu negócio com mais conhecimento e segurança. E se você é consumidor, aproveite as informações que adquiriu sobre o CNPJ e exerça sempre o seu direito, conferindo a situação das empresas antes de fazer qualquer negócio.

Agora que você já sabe como consultar CNPJ Receita Federal, realize esse processo quantas vezes você quiser sem nenhum problema, podendo até imprimir a situação cadastral. Caso ainda possua dúvidas, deixe um comentário abaixo, boa sorte!

CONSULTA CNPJ → Veja agora como fazer GRÁTIS – Imprimir, Cadastro
4.17 (83.33%) 6 votes

2 comentários em “CONSULTA CNPJ → Veja agora como fazer GRÁTIS – Imprimir, Cadastro

  1. claudir gonçalves do nascimento disse:

    Como posso cadastrar o CNPJ pela internet, e imprimir.

  2. maxwell soares cordeiro disse:

    estou fazendo uma compra nesse cnpj :10.573.521/000191 e quero saber se essa empressa e verdadeira ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *